Facebook, Samsung e outras empresas assinam aliança por internet global

Empresas tecnológicas como Facebook, Samsung, Nokia, Opera, Mediatek, Ericsson e Qualcomm deram início à Internet.org, uma aliança para conseguir com que a rede seja acessível para as 5 bilhões de pessoas que ainda não a utilizam.

"O objetivo da Internet.org é fazer com que a rede acessível para dois terços da população mundial que ainda não está conectada e brindá-la com as mesmas oportunidades que uma terceira parte já usufrui", assegura em comunicado a rede fundada por Mark Zuckerberg.

Para conseguir esse objetivo, estas companhias se centrarão em três linhas de atuação: conseguir que a rede seja acessível, que a carga de trânsito na internet seja reduzida (graças ao desenvolvimento de aplicações e ferramentas que necessitem de um menor fluxo de dados) e que os negócios que rodeiam este desenvolvimento sejam bem-sucedidos.

Este "acordo global", cujo lema é "Todos conectados. Em qualquer lugar do mundo", quer eliminar as "enormes barreiras" dos países em desenvolvimento para com que eles estejam conectados e possam participar de "economia do conhecimento".

O Facebook indicou que os propulsores desta iniciativa trabalharão tanto com seus sócios atuais como no iniciamento de novas alianças com outros atores para que este propósito chegue a um bom termo.

Concretamente, as empresas pretendem "aproveitar a relação direta com os operadores de telefonia", esperando que eles se posicionem como impulsores desta iniciativa.

Samsung, Facebook, Nokia, Qualcomm, Mediatek e Ericsson desenvolverão projetos conjuntos e tratarão de pedir à indústria e aos Governos que cooperem para conseguir que todo o planeta esteja conectado.

Segundo a rede social, num futuro ONGs também participarão do Internet.org, assim como universidades e especialistas.

Atualmente, sustentou o Facebook, há 2.700 milhões de pessoas conectadas à rede e o uso de internet tem um crescimento anual de 9%.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Compartilhe