Usuário tende a 'curtir' o que outras pessoas já gostaram

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) concluiu que a opinião positiva anterior influencia uma resposta positiva de outros usuários. Isso significa que se um conteúdo já tem um 'curtir' - ou alguma manifestação de aprovação -, os leitores seguintes têm mais chances de gostar daquilo.

A pesquisa foi realizada ao longo de 10 meses em um grande site agregador de notícias, e os especialistas alteraram a aprovação de certos comentários para ver como isso afetava a percepção desses posts. O resultado é que comentários com aprovação aumentada viam sua popularidade crescer exponencialmente, recebendo em média 25% a mais de aprovação dos usuários.

"Esse comportamento de rebanho acontece sistematicamente com sinais positivos de qualidade e aprovação", resume Sinan Aral, professor da Escola de Administração de Sloan e um dos três autores do estudo, publicado na quinta-feira na revista Science.

No caso de ranking negativo, o comportamento é diferente. A pesquisa mostrou que comentários qualificados com desaprovação levaram a mais comentários negativos, mas esse aumento foi balanceado pelo que os pesquisadores chamam de "efeito de correção", com comentários positivos contrapondo a opinião.

Mas Aral alerta que o fenômeno do comportamento de rebanho no caso dos comentários positivos favorece a manipulação. "As aprovações podem também representar tendência e inflação. A bolha imobiliária foi uma onda de positividade, mas quando estourou, muitas pessoas perderam suas poupanças e suas casas foram água abaixo. Bolhas de ações representam uma onda de rebanho positivo, mas podem ser dramaticamente ruins no contexto errado", ilustra.

O estudo mostrou que os temas influenciam o impacto da positividade. O fenômeno do rebanho aconteceu em notícias sobre política, cultura e sociedade e negócios. Mas economia, tecnologia de informação, diversão e notícias gerais não apresentaram os mesmos resultados.

Aral, Lev Muchnik da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Sean Taylor, da Universidade de Nova York, manipularam aleatoriamente as avaliações em 101.281 comentários, analisando como as reações das pessoas variavam em cada caso. O site usado não foi revelado por questões legais, mas Aral indica que é uma página no estilo do Reddit.

O pesquisador do MIT indica que o estudo levanta pontos para pensar programas e sistemas de avaliação de impacto de conteúdos na comunidade de usuários. Aral ressalta, por outro lado, que a pesquisa "abre tantas questões quanto as que responde", e que mais estudos seriam importantes para detalhar o funcionamento de alguns fenômenos observados, como o do efeito de correção.

"Nosso ponto é que é necessário ciência sólida sob o capô (sic) para tentar entender exatamente como esses mecanismos funcionam para uma ampla população, o que significam para a difusão de opiniões, e como podemos criar os sistemas para serem justos, terem menos incentivo a manipulações e fraude, e serem agregadores seguros de opiniões", conclui Aral.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

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