Obama quer mais escolas ensinando programação às crianças. O Brasil já tem esse recurso.

Obama quer mais escolas ensinando programação às crianças. O Brasil já tem esse recurso.

Quando o presidente da maior economia do mundo incentiva as escolas a ensinar programação, é importante as economias em crescimento entenderem os motivos.
Com o avanço da tecnologia e robótica, vagas de emprego em funções de menor capacitação vão se esgotar em ritmo acelerado.
Preocupar-se em ensinar crianças a estarem mais preparadas em ciências, tecnologia, engenharia e matemática - capacitações que estão sendo muito requisitadas nas vagas de emprego hoje - é um trunfo de crescimento economico.
O pensamento lógico está sendo cada vez mais requisitado por um mercado cada vez mais dependente da Internet e da tecnologia.
Não está se propondo nem se insinuando que todo ser humano deve ser um programador, ou que outras áreas como humanas e biologia não são importantes, mas sim propondo-se que todas as áreas do conhecimento saibam utilizar de forma mais apropriada os recursos oferecidos pela tecnologia.
Há algumas décadas, um curso de datilografia era fundamental em qualquer área. Há poucos anos atrás, conhecimentos básicos em planilhas eletrônicas, processadores de texto e navegadores web, passaram a ser exigidos também em qualquer área. Essas exigências não são feitas pelo governo, mas sim pelo mercado.
Em um futuro muito próximo, pessoas que entendem melhor os conceitos lógicos de bancos de dados e mineração e tratamento de informação, terão mais chances de crescer no mercado de trabalho.
Obama percebeu isso.
Para ajudar a elucidar: imagine que quando a humanidade criou o alfabeto e os números, criou também a capacidade para organizar a informação em ordem alfabética, numérica ou por data.
Milhares de anos depois, a maioria das pessoas e empresas só consegue ordenar a informação dessa forma. Mas com o surgimento dos computadores, a humanidade desenvolveu a capacidade de "indexar" (organizar em índices) a informação em qualquer campo imaginável.
Qualquer banco de dados simples pode organizar a informação não só por data ou nome, mas por telefone, endereço, cep, time de futebol, enfim, qualquer campo. E agrupar essa informação para geração de relatórios comparativos.
Quem domina esse tipo de recurso, tem poder de decisão com mais segurança e agilidade. Decide certo.

A K2web criou no Brasil um programa de parceria para ensinar às crianças os conceitos básicos para se utilizar bancos de dados, até mesmo para brincar.
Uma criança que aprende a lógica básica de funcionamento de um banco de dados terá um desempenho muito maior em sua vida profissional e pessoal, conseguindo criativamente cruzar dados e tomar decisões de forma precisa e segura.

Para solicitar mais informações sobre a parceria K2web com escolas, clique aqui


Veja a matéria completa do Obama clique aqui

Compartilhe